domingo, 13 de janeiro de 2013

FTL - Faster Than Light



Faster Than Light é um jogo indie desenvolvido por Justin Ma e Matthew Davis, que mistura os estilos rogue-like e simulação, ambientado no espaço. Consiste em administrar uma nave e sua tripulação com objetivo de levar ao comando da Federação informações vitais sobre os rebeldes.

FTL não está em minha biblioteca Steam, pois o comprei na GOG – Good Old Games – gosto muito dessa loja, pois só vende jogos livres do famigerado DRM. Não tem incríveis descontos como a Steam e outras lojas, mas seus jogos, além de livres de DRM, vêm com alguns bônus como soundtrack e artbook, por exemplo.

Rogue-like é subgênero do RPG, carateriza-se pela morte permanente e geração aleatória de nível ou mapa e itens e pela movimentação por turnos. O jogador tem que se virar para resolver os problemas que aparecerem durante a jornada com aquilo que ele tem à sua disposição. Portanto, o sucesso no jogo envolve mais sorte do que estratégia, não adianta fazer planejamentos, pois não se sabe o que há pela frente. Outro dia, resolvi me especializar em armamento, portanto, fui poupando scrap (moeda de troca do jogo) e, acreditem se quiser, não encontrei nenhuma loja de armas, ao final, acabei perdendo por falta de upgrade.

Há aproximadamente dois meses que estou jogando FTL, no início jogava no normal, cheguei a destrancar duas naves: a Stealth Cruiser construída pelos Engi para a Federação (obtida por meio de uma quest) e Engi Cruiser que é liberada quando o jogador recebe o achievement por ter chegado ao 5º setor. Além disso, consegui a segunda versão da Engi Cruiser.


Já realizei a proeza de chegar ao final boss duas vezes, uma no normal e outra no easy. Da primeira vez, eu não explorei muitos beacons, portanto, não consegui muitos recursos para melhorar minha nave, perdi feio. Ontem, cheguei ao final boss no modo easy, apesar, de estar com escudo e os drones com upgrade no máximo, não consegui fazer nem um arranhão. Não gosto de consultar guias, só faço isso em último caso. Ainda não sei como derrotar o chefão, mas, até descobrir a estratégia, vou me divertindo com as surpresas que o universo me guarda e liberando novas naves, acredito que dentre elas dever haver uma forte o suficiente para derrubar a nave-mãe dos rebeldes.

Hoje resolvi buscar achievements em FTL para liberar a 2ª nave da Federação. É preciso conseguir 2 achievement de 3 e, assim, ter acesso à nave. Inicialmente eu achava que se tratava, apenas, de uma skin. Porém, ontem, quando destranquei a 2ª Engi Cruiser percebi que esta possui uma composição diferente da primeira.

Bem, consegui o primeiro: instalar na nave todos os sistemas e subsistemas que o jogo me oferece. A nave da Federação já tem todos os subsistemas instalados (acho que todas as naves já os têm), em relação aos sistemas, só faltavam teleporter crew, cloaking e drone.

Os outros dois achievements são: ter na nave um tripulante de cada raça disponível no jogo; e recuperar totalmente o casco (hull) da nave estando este com, apenas, 1 ponto de HP. Ambos dependem de muita sorte. Cheguei a ter um membro de cada raça em minha tripulação, mas foi com a Stealth Cruiser =( , espero consegui o mesmo com a Federation Cruiser, pois só preciso de mais um achievement para liberar sua 2ª versão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário